sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MST PRESENTE EM SEMANA DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO

Em 1977 a ONU aprovou uma resolução instituindo o dia 29 de novembro como o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Desde então nesta semana do dia 29 acontecem atividades de apoio à luta contra a ocupação israelense em todo o mundo. No Brasil ocorreram várias atividades. No Estado de São Paulo duas atividades reuniram militantes de movimentos sociais, sindicatos, partidos de esquerda, estudantes, lideranças religiosas e membros da comunidade árabe-palestina.
Dia 29 houve uma Sessão Solene na Assembléia Legislativa de SP, convocada pelo Deputado Adriano Diogo (PT/SP) e demais parlamentares que apóiam a causa palestina. O MST esteve presente e defendeu a unidade das forças progressistas e de esquerda na defesa do justo e legítimo direito do povo palestino de lutar pela recuperação de seu território. O MST defendeu também a libertação imediata de Ahmad Sa´adat, Marwan Barghouthi e todos os presos políticos palestinos que vivem hoje em presídios israelenses devido a sua luta por justiça, democracia e independência nacional.
Já no dia 30/11 ocorreu na região do Grande ABC, na cidade de Santo André, o 1o. Encontro de Solidariedade ao Povo Palestino do ABCDMRR, que reuniu militantes do MST, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Juventude Metalúrgica do ABC, Movimento Passe Livre ABC, Sindicato dos Professores do ABC, Campanha Liberdade para Ahmad Sa´adat - Brasil, Comitê Democrático Palestino, Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NELAM/CUFSA), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, Frente de Defesa do Povo Palestino, Comitê Estado da Palestina Já, Articulação dos Movimentos Sociais da ALBA.
Os vários movimentos presentes compartilharam suas experiências concretas de solidariedade, e o MST e a Articulação dos Movimentos Sociais da ALBA falaram da Brigada Ghassan Kanafani, uma iniciativa do MST/Via Campesina, que em 2011 e 2013 organizou um grupo de militantes para participar da colheita de azeitonas com os camponeses palestinos. Também falaram sobre a intensa repressão israelense e da luta dos pescadores e do povo de Gaza, região que está cercada por Israel.
Ao final do encontro foi aprovada a criação do Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino do ABCDMRR e foi elaborada uma declaração (em anexo) inspirada nas ideias debatidas no 1o. Encontro Nacional de Solidariedade ao Povo Palestino, que reuniu brasileiros e palestinos na Escola Nacional Florestan Fernandes, em novembro de 2011, na cidade de Guararema/SP.
Os participantes lembraram que foi aprovado na Assembléia Geral da ONU que 2014 será o Ano da Solidariedade Internacional com a Palestina, e disseram que é preciso aproveitar essa resolução para fortalecer a luta contra o Estado de Israel.
 
 
 
29/11/2013 - Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, solicitada pelo Deputado Estadual Adriano Diogo - PT/SP, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALESP. Ao lado do deputado Marcelo Buzetto-MST, Mohammad Kadri - União Nacional Islâmica (UNI) e Soraya Misleh - Frente de Defesa do Povo Palestino.
 


 
 
30/11/2013 - 1o. Encontro de Solidariedade ao Povo Palestino do ABCDMRR (SP), no Centro Universitário Fundação Santo André (SP). Da esquerda para a direita: Toninho - Sindicato dos Comerciários do ABC/Comitê Estado da Palestina Já, Pedro Paulo Bocca - Articulação dos Movimentos Sociais da ALBA/Brigada Ghassan Kanafani, Marcelo Buzetto - Setor de Relações Internacionais MST, Jadala Safa - Comitê Democrático Palestino (MS), Soraya Misleh - Frente de Defesa do Povo Palestino (SP)/ Campanha BDS-Brasil, André Dutra - Campanha Liberdade para Ahmad Sa ´adat - Brasil/Comissão Organizadora do Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário