sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Presos Veteranos


Os presos veteranos, um termo utilizado para se referir aos presos palestinos que detidos e cumpram as penas, antes da assinatura dos acordos de Oslo (entre OLP e Israel), que chegam a 106 e a maioria já passou de 19 anos na prisão.

As negociações políticas, como o acordo de SHARM EL-SHEIKH_ASSINADO EM 04 DE SETEMBRO DE 1999- que previa a libertação de todos, que cometeram qualquer ato antes de  13 de setembro de 1993 e que tinham sido pressionados antes de 04 de maio de 1994, data da assinatura de declaração de princípios e o estabelecimento da autoridade palestina.

Também a última troca de prisioneiros com o soldado Jilad Chalit foi foi incapaz de libertá-los e fechar o seu caso, apesar dos sucessos alcançados nesta troca.

A respeito da natureza das penas impostas aos prisioneiros, 79 foram condenados á prisão pérpetua, uma vez ou mais de uma vez, e restante 27 cumpra entre 20 á 40 anos de prisão.
A lista dos prisoioneiros veteranos incluem 71 nomes de pessoas qu estão detidas por mais de 20 anos, e estes são chamados "decanos dos prisioneiros", enquanto que o termo de "generais de paciência", se  refere aos prisioneiros que cumpram pena há mais de 25 anos que totalizam  24 presos, e que estes números e infelizmente em ascensão constante, entre eles  dois  ainda estão presos por mais de 30 anos.
Chamamos a sociedade internacional, governos mundiais, os diferentes meios de comunicação, organizações da sociedade civil e do setor privado para dar a questão dos prisioneiros veteranos a importância que merecem e que deve todo assumir as responsabilidades para ativar seu caso e que  permaneça viva e presente em todos os momentos e ocasiões e em todos os níveis.

Abed Elnasser Ferwana
Ministério de Assunto dos presos
Diretor de Departamento de estatísticas
Ex-Preso e especialista em assuntos dos prisioneiros

Um comentário: