domingo, 12 de maio de 2013

Em São Paulo MST pede a libertação dos presos palestinos em Ato do Dia do Trabalhador



Com o objetivo de divulgar a luta pela terra e pela reforma agrária entre os trabalhadores e trabalhadoras do meio urbano e entre as lideranças e militantes do movimento operário-sindical o Núcleo do MST Carlos Marighella, que atua na região do Grande ABC/SP, organizou a Barraca da Reforma Agrária, com suco de uva, vinho e geleias produzidas por assentamentos da Grande São Paulo.
Os militantes do MST também fizeram a divulgação/distribuição gratuita dos jornais Brasil de Fato, Sem Terra e Brasil de Fato Especial – Jornada de Lutas da Juventude.
O tema do Ato do Dia d@s Trabalhadores/as da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Bernardo do Campo foi 1º. De maio – Quero falar também! Pela Democratização dos Meios de Comunicação. Durante todo o dia foram recolhidas assinaturas do abaixo-assinado do Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Democratização da Comunicação.
Além de divulgar as lutas e ocupações do MST, além do Acampamento Hugo Chávez (com 500 militantes do MST em Brasília), os militantes do Núcleo Carlos Marighella e demais regiões da Grande SP aproveitaram o momento desta festa e desta luta internacionalista para fazer uma exposição com fotos e cartazes dos presos políticos palestinos que estão nos cárceres do governo de Israel.
As páginas dos jornais Brasil de Fato e do Jornal Sem Terra distribuídos traziam matérias sobre a história de resistência do povo palestino, a greve de fome dos prisioneiros, as violações de direitos humanos praticadas pelo Estado de Israel, a luta dos camponeses pela terra e pela pátria na Palestina, etc.

Na Barraca da Reforma Agrária a solidariedade com Ahmad Saadat, Marwan Barghouti e Samir Issawi, presos por Israel por lutarem pela independência nacional, justiça e democracia para o povo da Palestina. Muitos trabalhadores, militantes e lideranças do movimento sindical da Região do Grande ABC passaram por lá e manifestaram seu apoio à esta causa tão importante que a luta contra a ocupação militar israelense nas terras palestinas, fato que ocorre desde 1948.

O MST participa de uma campanha internacional de solidariedade aos presos políticos palestinos. No Brasil a campanha está sendo divulgada pelo blog presospalestinos.blogspot.com.br .

Veja abaixo fotos de algumas lideranças sindicais e populares que estiveram no ato e manifestaram sua solidariedade com a luta do MST e do povo palestino:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário