quinta-feira, 9 de maio de 2013

Manifestantes realizam protesto pacífico em Ramallah, em solidariedade com os presos

O ato denuncia a violência e negligência médica como práticas políticas do sistema prisional israelense 


Ramallah 05/07/2013 (com informações da WAFA) 
Nesta última terça-feira (7) manifestantes palestinos realizaram protesto pacífico em frente ao prédio da sede do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Al Birah. A movimentação pacífica é realizada semanalmente em apoio aos presos políticos palestinos detidos nas prisões israelenses.
O ministro de Assuntos dos Prisioneiros, Issa Qaraqe, presente na manifestação, relembrou de que um grupo de prisioneiros jordanianos realizam campanha aberta de greve de fome há seis dias, em protesto contra a política do governo de encarceramento, exigindo um fim ao sofrimento Qarage também ressaltou "a necessidade de dar continuidade à campanha de solidariedade popular em apoio aos prisioneiros, de modo a não deixar tal questão cair no esquecimento, principalmente neste momento em que o nosso povo conseguiu torná-lo uma prioridade no movimento político palestino".
Segundo o ministro, ainda há presos protestando em greve de fome, incluindo Ayman Hamdan, Ayman Daoud e Mohammed Abu Rumaila, e que há muitos outros vivendo em circunstâncias difíceis nas prisões, sofrendo, especialmente, com as políticas de confinamento e com a negligência médica deliberada.
O presidente da Comissão Suprema de Acompanhamento dos Assuntos dos Prisioneiros, Amin Schumann, considera que "a manifestação pacifica popular deve frisar o apoio aos prisioneiros doentes que são submetidos a esta política de negligência médica deliberada" e convocou ampliação de participação popular nos atos que rememoram os 65 anos da Catástrofe Palestina ( Nakba) a ser lembrado em 15/05, e que deve incluir manifestações em frente a prisão militar Ofer, no próximo domingo.
O secretário da Comissão de Relações Exteriores, Essam Bakr, pontua que há numerosos presos sofrendo de doenças graves e crônicas, e correm o risco de morte real se não forem tratados adequadamente e prontamente, e vê a urgência de intensificação dos esforços políticos e expansão da campanha popular de solidariedade aos prisioneiros.
Os participantes do ato levantaram fotos dos prisioneiros, especialmente fotos dos prisioneiros veteranos que seguem há mais de 25 anos na prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário