sábado, 2 de março de 2013

Por liberdade e condições dignas para os presos políticos palestinos em Israel

Palavra de Dep. Ivan Valente de P-sol  no Congresso
dia 28 de fev. de 2013
 
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,
Nas últimas semanas, muitos parlamentares desta Casa e boa parte da imprensa nacional vêm se debruçando sobre restrições às liberdades democráticas em alguns países da América Latina. Acredito que seria legítimo pedir, em nome da coerência, que pudéssemos dispensar algum tempo sobre as graves violações de direitos humanos cometidas por Israel, país que tem relações diplomáticas com o Brasil e outras nações do continente, e sobre o qual abundam gravíssimas denúncias pelas condições dos palestinos presos políticos em suas instalações penitenciárias.
É por isso que está em curso uma campanha internacional pela liberdade dos presos políticos da Palestina, que vivem sob um regime prisional administrativo, privatizado e com restrição aos direitos mais básicos, como saúde, educação e visitação, e que violam os tratados internacionais sobre prisioneiros políticos.
No último sábado, Arafat Jaradat, um homem de 30 anos, preso em boas condições de saúde, morreu sob custódia do serviço de segurança de Israel, o Shein Bet. Autoridades israelenses disseram que Jaradat morreu de ataque cardíaco e negaram que ele tenha apanhado ou sido submetido a qualquer tratamento que poderia levá-lo àmorte. Ele, contudo, teve as costelas quebradas, o que sugere que Jaradat foi torturado na prisão. Na sequência do evento, Milhares de prisioneiros palestinos detidos por Israel realizaram um dia de jejum para protestar contra a morte de Jaradat.
Foi pouco noticiado também que um conjunto de presos políticos palestinos se encontra neste momento em greve de fome. Samer Issawi, 33 anos, palestino detido em Israel sem acusação e sem direito a processo e a defesa, está há mais de 210 dias em greve de fome, vivendo exclusivamente de água e sal. Ele e outros três companheiros nas mesmas condições protestam contra sua situação e a de mais de quatro mil presos e presas por motivos políticos nas cadeias de Israel. Juntou-se a eles no dia 23 de janeiro Hassan Yasser Karajeh, coordenador de juventude do movimento Stop the Wall.
Além da aviltante condição dos prisioneiros, é fundamental destacar a situação dos deputados palestinos presos, eleitos democraticamente pelo povo e tolhidos de exercer sua representação. Essa é mais uma evidência da forma de controle político e da tentativa de submeter o povo palestino a Israel. Infelizmente, estes não são fatos isolados, e sim expressão da política de apartheid do Estado de Israel, que se expressa também em agressões militares e exploração econômica dos territórios palestinos.
Dessa forma, convido os membros da Câmara para que se posicionem diante desta arbitrariedade contra estes representantes do povo, presos simplesmente por terem expressado sua posição em defesa do estado palestino. Tivemos no Brasil a triste experiência de ver colegas parlamentares, jornalistas e cidadãos em geral serem presos, torturados e assassinados por um Estado que não tolerava a livre expressão.
O abaixo-assinado que se segue faz parte de uma campanha para que o Estado brasileiro se coloque e pressione Israel para que respeite os direitos humanos de todo o povo palestino, e particularmente daqueles detidos em suas carceragens:

LIBERDADE PARA OS 4.600 PRESOS PALESTINOS ENCARCERADOS NAS PRISÕES ISRAELENSES
Desde 1948, quando foi criado o Estado de Israel em terras da Palestina, uma onda de violência e agressão marca o cotidiano do povo palestino. Todos os palestinos que lutam contra a ocupação israelense e pela independência nacional têm sido perseguidos, presos, torturados ou assassinados pelos sucessivos governos de Israel. O Estado de Israel é hoje o campeão mundial em violações dos direitos humanos. É um Estado antidemocrático e racista, que pratica uma limpeza étnica em todo o território da Palestina ocupada. A legítima luta de libertação nacional palestina contra o colonialismo israelense levou mais de 800 mil palestinos para as prisões israelenses desde 1967.
Nós, abaixo-assinados, condenamos as práticas a agressões diárias, cometidas pelo Estado de Israel, contra os presos políticos palestinos dentro das prisões israelenses. Condenamos as detenções contra o povo palestino, que almeja a liberdade e independência. Segundo os últimos relatórios de organizações de direitos humanos, o número dos presos palestinos nas prisões israelenses chegava a 4.600, até o final de mês de outubro de 2012. Entre eles: 84 detidos administrativos, 189 crianças, 10 deputados, 9 mulheres, 530 que cumprem prisão perpétua, 451 sentenciados há mais de 20 anos. Diante dessa situação, exigimos:
1) a revogação imediata das prisões administrativas, que carecem de qualquer fundamentação legal e são mais um instrumento ilegal das forças de ocupação;
2) a proteção à dignidade e à vida dos presos que realizam greves de fome como protesto contra as suas precárias condições nas prisões;
3) o cumprimento dos acordos realizados entre os presos, a direção dos presídios e o serviço de inteligência interna de Israel (Shein Beit);
4) imediata libertação de todos os 1.027 presos que foram incluídos no acordo realizado em 2011, pois muitos dos que foram libertados foram perseguidos e presos novamente pelas tropas de ocupação;
5) libertar imediatamente todos os deputados membros do Conselho Legislativo Palestino, que foram eleitos pelo povo para exercer seu mandato e fortalecer a luta democrática na Palestina, e que hoje se encontram nas prisões israelenses;
6) o fim da política de isolamento dentro das prisões, que submete o preso a condições muito mais desumanas, pois o exclui da possibilidade de contato com outros presos e com seus familiares;
7) a libertação imediata de todas as crianças e jovens menores de 18 anos, pois seus direitos fundamentais assegurados por diversas resoluções e pela própria Carta de fundação da ONU estão sendo cotidianamente desrespeitados nas prisões israelenses, como direito à saúde, à educação etc.;
8) a libertação imediata de todos os presos que se encontram com doenças consideradas graves;
9) atendimento médico digno e acesso à medicação e tratamento adequado, com possibilidade de visitas de médicos indicados por familiares e/ou organizações de direitos humanos que acompanham e prestam assistência e ajuda humanitária aos presos;
10) garantia ao direito à educação e acesso ao ensino superior no interior das prisões israelenses, com direito aos presos de terem acesso a livros, revistas e jornais;
11) que o Estado de Israel respeite e cumpra os acordos e as convenções internacionais de direitos humanos em relação aos presos políticos palestinos.
A luta dos presos políticos palestinos por melhores condições de vida nas prisões e por sua libertação é parte fundamental da luta por justiça e pela paz na Palestina. Não haverá paz sem justiça. E justiça hoje significa tratar com dignidade e libertar todos os presos políticos encarcerados por lutarem pela libertação de sua pátria. A luta do movimento de libertação nacional palestino contra a ocupação israelense é uma luta legítima, inspirada na heroica resistência popular de outros povos que também lutaram e venceram o colonialismo, conquistando assim seu direito inalienável à soberania, à independência e a autodeterminação.
Pedimos a todas as forças democráticas e progressistas do mundo, e suas organizações políticas, sociais, culturais e humanitárias, bem como aos governos que defendem e praticam os princípios fundamentais dos direitos humanos e do direito internacional humanitário, que divulguem este abaixo-assinado e que façam chegar às autoridades israelenses em seus países, pois a causa palestina é hoje uma causa de toda a humanidade.
Ninguém pode ficar impune quando comete uma injustiça. Chegou a hora de o Estado de Israel ser julgado pelos inúmeros crimes que vem cometendo contra o povo palestino.
PAZ, JUSTIÇA E LIBERDADE PARA A PALESTINA!

Convidamos a todos e todas pelo comprometimento com a causa. Chega de bombardeios e de assassinatos! Por uma Palestina livre, soberana e em paz!
Muito obrigado.

Ivan Valente
Deputado Federal PSOL/SP


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário